Classifique os textos, a seguir, usando o seguinte código: ( 1 ) se for predominantemente metafórico ( 2 ) se for predominantemente metonímico ( ) “Era um dia abafadiço e aborrecido. A pobre cidade de São Luís do Maranhão parecia entorpecida pelo calor. Quase que se não podia sair à rua: as pedras escaldavam; as vidraças e os lampiões faiscavam ao sol como enormes diamantes; as paredes tinham reverberações de prata polida; as folhas das árvores nem se mexiam; as carroças de água passavam ruidosamente a todo instante, abalando os prédios; e os aguadeiros, em mangas de camisa e pernas arregaçadas, invadiam sem-cerimônia as casas para encher as banheiras e os potes. Em certos pontos não se encontrava viva alma na rua; tudo estava concentrado, adormecido: só os pretos faziam as compras para o jantar ou andava no ganho”. (Aluisio Azevedo, O mulato) ( ) Nova Iguaçu/ Confeitaria Três Nações/ Importação e Exportação/ Açougue Ideal/ Leiteria Moderna/ Café do Papagaio/ Armarinho União/ No país sem pecados. (Oswald de Andrade) ( ) "A tarde é a tristeza do sol. Os dias de Iracema vão ser longas tardes sem manhã, até que venha para ela a grande noite”. (José de Alencar, Iracema) ( ) "És na minha vida como um luminoso/ Poema que se lê comovidamente/ Entre sorrisos e lágrimas de gozo.../ A cada imagem, outra alma, outro ente/ Parece entrar em nós e manso enlaçar/ A velha alma arruinada e doente.../ – Um poema luminoso como o mar,/ Aberto em sorrisos de espuma, onde as velas/ Fogem como garças longínquas no ar...” (Manuel Bandeira) A sequência CORRETA é: 2 2 1 12 1 1 22 1 2 11 1 2 21 2 1 2 “Amor é um fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer” (Camões) No fragmento anterior, o processo intensificador presente é: ReiteraçãoAnáforaRefrãoAssonânciaOnomatopeia Leia o poema a seguir e responda ao que se pede: Tanta Tinta Ah! Menina tonta toda suja de tinta mal o céu desponta! (Sentou-se na ponte, muito desatenta… E agora se espanta: Quem é que a ponte pinta com tanta tinta?…) A ponte aponta e se desaponta A tontinha tenta limpar a tinta ponto por ponto e pinta por pinta… Ah! a menina tonta! Não viu a tinta da ponte. (Cecília Meireles) Dos processos intensificadores da linguagem poética, assinale o que aparece com mais ênfase no poema de Cecília Meireles descrito anteriormente: AnáforaReiteraçãoAssonânciaParalelismoOnomatopeia Analise o esquema a seguir: Com base em seus estudos e na análise do esquema, assinale a alternativa que melhor representa o que foi apresentado: As ciências humanas não apresentam padrões de precisão e objetividade, por isso, é tão difícil chegar a uma definição de literatura.Na literatura, fazemos a análise do texto pautada em métodos generalizadores.A literatura encontra-se no campo das ciências naturais.Analisamos e classificamos o texto literário baseando em fatos que se repetem no nosso cotidiano.Para se chegar a uma definição e análise de literatura, é necessário usarmos da EXPLICAÇÃO. Em nossos estudos vimos que Antônio Candido apresenta, para a investigação sobre a obra literária, como uma operação feita em três etapas ou momentos. São eles: Comentário, análise e interpretação.Comentário, explicação e interpretação.Comentário, valoração e explicação.Avaliação, análise e explicação.Avaliação, explicação e interpretação. Analise os versos a seguir e assinale a alternativa correta, com base em seus estudos sobre os procedimentos de poetização do nível semântico: “E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido.” (Chico Buarque) ComparaçãoIroniaAnáforaMetáforaParalelismo Analise os versos a seguir e assinale a alternativa correta, com base em seus estudos sobre os procedimentos de poetização do nível semântico: "Pensem nas feridas Como rosas cálidas". (Vinicius de Moraes) OnomatopeiaComparaçãoParalelismoAnáforaMetáfora De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida. Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança? Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem: I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida. II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão. III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro. IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens. São CORRETAS as afirmações contidas em: II, III e IV, apenas.I, II e IV, apenas.I, III e IV, apenas.I, II e III, apenas.I, II, III, IV. Sobre a verdadeira incorporação das ideias em uma obra literária, seja romance ou poema, assinale F para as afirmativas que forem FALSAS e V para as que forem VERDADEIRAS. ( ) A verdadeira incorporação das ideias em uma obra literária, seja romance ou poema, dá-se quando o escritor apresenta as ideias de uma forma implícita, de uma forma indireta, ou seja, quando utiliza o processo simbólico de incorporação de ideias. ( ) Em uma obra de arte bem realizada, os materiais encontram-se completamente assimilados na forma, na estrutura. Para que isso ocorra, é necessário que as ideias tenham seu estatuto alterado; elas não podem se apresentar como elas existiam fora da obra literária, porque se assim for, não houve o trabalho artístico que deve transformá-las em parte integrante da obra, em algo que é “constitutivo” da mesma. ( ) Fora da obra literária, as ideias existem enquanto ideias, têm uma existência puramente conceitual, existem como elementos não elaborados, simples elementos de informação. Ao ingressarem na obra literária, elas devem ter o seu estatuto alterado, devem transformar-se em parte integrante, indissociável do tecido da obra. Essa transformação é resultado do trabalho de elaboração artística. Esta incorporação ocorre da mesma maneira no romance e na poesia. ( ) No romance, as ideias não podem ser incorporadas na fábula, ou seja, nas ações, nas atitudes, nos comportamentos das personagens. ( ) Na poesia, como não há ações nem personagens, esta incorporação se dá ou através da vivência do eu lírico ou através de imagens, ou seja, utilizando-se a referência ao mundo dos objetos, mundo concreto, mundo sensível. As ideias deixam de ser ideias no corrente sentido de conceitos e transformam-se em imagens. V V F F VV F V F VF V F V FV V V F FF F V V F Leia o poema, a seguir. Depois, responda ao que se pede. O Último Poema Assim eu quereria o meu último poema Que fosse terno dizendo as coisas mais Simples e menos intencionais Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes límpidos A paixão dos suicidas que se matam sem explicação. (Manuel Bandeira) Como se classificam os versos deste poema? Assinale a alternativa CORRETA: livresredondilho maioremparelhadosalternadosredondilho menor Páginas: 123456